quarta-feira, 6 de junho de 2012

Controle de Tração, teste prático.

Controle de estabilidade e controle de tração.
Nas Hilux SRV TOP e na SW4 DIESEL, ambas aro 17, existe um importante sistema de segurança
que é o VSC (Controle de Estabilidade do Veiculo) e o TRC (Controle de Tração).
Quando os sistema VSC/TRC estiverem em funcionamento:
Se o veiculo estiver em risco de derrapagem ou patinamento de uma das rodas de tração, a luz
indicadora patinamento irá piscar para indicar que os sistemas VSC/TRC estão em funcionamento.
O VSC ajuda o motorista controlar a derrapagem e o TRC mantém a força de tração e evita o
patinamento das rodas de tração.
O botão parte inferior do painel é para desabilitar o sistema, tanto que está escrito OFF, caso não
queira desabilitar o mesmo não pressione, pois assim o sistema estará ativo. Caso pressione e
desative o sistema aparecerá o desenho de um veiculo derrapando no painel de instrumento do
veiculo.
Fizemos um videos mostrando a ação do controle de Tração, que ao perceber que a roda está patinando o TRC (Controle de Tração) age tirando potencia do motor. Abaixo fotos e o Link do video.


(Indicador no painel, Control desligao)                     (Botão para desligar o Controle Estabilidade/Tração)




26 comentários:

  1. OLA GUSTAVO,
    PEÇO A GENTILEZA DE COMENTAR OS RESULTADOS EXPOSTOS NESTE VIDEO ABAIXO, EU ...FIQUEI ASSUSTADO...

    https://dilbertorosa.wordpress.com/tag/controle-eletronico-de-estabilidade/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola LUIZ td bem?
      Realmente o video é impressionante neh?!!
      Pois eh mas não acredite em tudo que você ve, tem alguns detalhes neste video, vamos lá.
      Primeiro da para perceber que os testes são feitos pela Mitsubishi, na entrevista com o rapaz sentado na caçamba da L200 da para ver o simbolo da marca na parede do lado esquerdo, então isso já nos alerta para um favorecimento da L200. Outro ponto a Hilux que foi testada é uma Hilux 2008 no máximo e essa realmente não tem o VSC/TRC, que são os controles de estabilidade e controles de tração, já a L200 é um versão mais nova.
      Então não acredite em qualquer video que aparece na internet, procure saber quem fez os testes e se esse laboratório de pesquisa é confiável.
      Com certeza se fosse uma Hilux que tem o VSC/TRC aquilo NÃO aconteceria com toda a certeza.
      Luiz, qualquer duvida estou a disposição para discutir esse assunto.
      Grande Abs

      Excluir
    2. OU GUSTAVO
      QUANTO AO ANO DOS CARROS NAO DEU PRA AVALIAR, MAS PERGUNTO SE VOCE PODE ME MANDAR UM LINK, DE UM VIDEO DE TESTE QUE MOSTRE O DESEMPENHO DO VSC/TRC DA HILUX TOP.
      TENHO UM AMIGO QUE TEM UMA HILUX 2011 QUE FICOU HORRORIZADO E QUE JA PASSOU POR SITUACAO SEMELHANTE E COM O CARRO COM 5 PESSOAS, E ESTÁ PRETENDENDO VENDER A AUTOMATICA DELE E MUDAR DE MARCA,
      E EU...AINDA NAO COMPREI A MINHA TOP.
      AGUARDO
      LUIZ

      Excluir
    3. E...CONTINUO AGUARDANDO, GUSTAVO.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Luiz boa noite!
      Me desculpe pela demora da resposta!
      Realmente procurei muitos videos e não achei nada demonstrando o funcionamento do controle de estabilidade.
      Então em relação aquele teste que você nos mostrou acima, realmente é assustador a diferença dos veiculos mas volto a reforçar aquela Hilux 2008 nao tem o controle de estabilidade por isso aconteceu aqui. Então nao podemos testar um veiculo que não tem o item que está sendo testado as novas HIlux que tem o TRC/VSC nao acontece aquilo por ter esses equipamentos de segurança.

      Excluir
    2. OLA GUSTAVO
      SOLUÇÃO...VAMOS AO TEST DRIVE...
      GRATO
      UM ABRAÇO

      Excluir
  3. OLA GUSTAVO,
    TENHO VISTO MUITAS RECLAMACOES SOBRE O TEMA- FREIOS DA HILUX.
    USEI ESSE TOPICO POR NAO HAVER SEMELHANTE.

    DÊ UMA OLHADA NESSE LINK:

    http://quatrorodas.abril.com.br/autoservico/autodefesa/freios-toyota-hilux-497078.shtml

    E POR FAVOR ME DIGACSE ESTE PROBLEMA CONGÊNITI FOI RESOLVIDO, POIS QUE É UM ABSURDO INACEITAVEL EM QUALQUER CARRO, E AINDA MAIS UM TOYOTA.

    ISSO DENIGRE POR DEMAIS, OS RELATOS SAO ABSURDOS E PISAR MENOS NO FREIO É AFIRMAÇAO DE IMBECIL PROFISSIONAL.
    COMO PISAR MENOS NO FREIO NUMA AUTOMATICA COTIDIANAMENTE. ?
    AGUARDO ANCIOSO POR BOAS NOTICIAS
    GRATO LUIZ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Luiz boa tarde.
      Em relação ao assunto dos freios, eu perguntei para os técnicos aqui da concessionária e os mesmos me disseram o seguinte: " Gustavo, as vezes aparece realmente algumas Hilux com o disco empenado, mas são veículos com um KM maior, veículos com 10 ou 20 mil Km é muito difícil."
      Luiz eles não souberam me dizer se algum material foi mudado no disco mas os discos tem um duplo sistema de ventilação. Aqui na região da minha concessionária não temos muitos problemas com freio da Hilux, mas se você tiver com essa duvida peço para que entre em contato com a assistência tecnica Toyota mais próxima de você.
      Tudo que eu puder lhe ajudar irei buscar informações para esclarece-las e em relação aos freios é essa a informação que eu tenho.
      Fico grato pela sua participação no blog.
      Abs.

      Excluir
    2. OLA GUSTAVO
      JA TROQUEI EMAILS COM O SAC TOYOTA E CONFIRMAM NAO PISAR MUITO NO FREIO E REDUZIR MARCHAS ATE A PRIMEIRA ANTES DE PISAR NO FREIO.
      ISSO É PILÉRIA...
      VOCE VIU..E HÁ INUMEROS OUTROS RELATOS RECLAMANDO DESTE PROBLEMA E A TOYOTA NAO RESOLVE ISSO.
      COMO DISSE A ELES...ESTOU DEIXANDO DE COMPRAR TOYOTA NOVA TOP ( de problemas) , E VOU MUDAR PARA FORD RANGER QUE AO MENOS DEMONSTRARAM EXAUSTIVOS TESTES E MUITA TECNOLOGIA EMBARCADA.
      TRISTE REALIDADE, E VOU PUBLICAR AS RESPOSTAS QUE ME DERAM.
      GRATO
      LUIZ

      Excluir
    3. Luiz, boa noite!
      A sua atitude foi a melhor, entrar em contato com a Toyota foi bom pq eu iria lhe dar um prognostico da minha região e como já disse anteriormente aqui na concessionária em que eu trabalho esse problema não acontece com muito frequência.
      É uma pena que você opte por deixar Toyota mas boa sorte com a nova marca e o blog estará aberto para sua participação, que sempre acrescenta muito.
      Obrigado, Abs.

      Excluir
  4. Bom dia, comprei uma hilux 2012 srv top, estou com um problema na no controle de tração e estabilidade dela, eu fiz a troca da bateria dela ontem e agora as luzes não se apagam, detalhe que até o freio do carro ficou estranho, não esta freando direito, parece que as roda traseiras não estão parando de tracionar, o que eu faço para apaga eles?
    aguardando resposta
    obrigado

    ResponderExcluir
  5. Já passou da hora de colocar estes controles nos Corollas. Se não vier na próxima versão troco de marca, pois prezo pela segurança.

    ResponderExcluir
  6. Olá Gustavo, sendo os sistemas VSC e TRC eletrônicos, existe a possibilidade de instalá-los em uma Hilux que não os têm? Quais seriam os impedimentos e/ou dificuldades? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa tarde. Vc conseguiu alguma resposta pra sua pergunta ?

      Excluir
  7. bom dia tenho uma hailux 4x4 2007 e a luz da traçao acende depois de alguns km e desligo e ligo volta a o normal mas depois volta acender de novo.
    alguem pode m ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Renato tbm possuo uma Toyota 2014 sw4 e esta com o mesmo problema ,se você obteve alguma resposta de como pode solucionar este problema me envie! Pois estou preocupado, justamente porque vejo risco ao ultrapassar um veiculo e ocorrer tal situação, ou seja, o carro perder a velocidade, ficando travado e ocorrer um acidente!! -_-

      Excluir
  8. ops esqueci de falar ela pisca nao acesa direto.

    ResponderExcluir
  9. Comprei 2014 sw4 completa, mais esta com um problema na tração/estabilidade esta ligando automaticamente(sozinho)em movimento mesmo em terreno plano e a gente aperta no botão OFF (controle de estabilidade) e não desliga ! pode me explicar? e quais são os procedimentos a serem feitos?

    ResponderExcluir
  10. bom dia
    tenho uma hilux srv 2014 com controle de tração.
    a luz indicadora de controle de tração não apaga depois que a bateria foi desligada, mesmo passando aparelho no carro não foi encontrado avarias.
    alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  11. Tem como instalar esse módulo em hilux que não vem de fábrica com o sistema?

    ResponderExcluir
  12. a luz do abs nao que apagar como resolvo isso

    ResponderExcluir
  13. estou com problema no sistemas de abs
    com resolver ???????

    ResponderExcluir
  14. mas si resetar o sistema e continuar ??????

    ResponderExcluir
  15. Tenho a mesma duvida de outros. Tem como instalar esse módulo em hilux que não vem de fábrica com o sistema? Alguém poderia ajudar?

    ResponderExcluir