sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Novo Diesel S10 fique por dentro.



Diesel S10 entra no mercado a partir de janeiro.


Quatro tipo de Diesel:
S1800, usado em regiões muito distante e para uso rural.
S500, é o nosso Antigo Diesel, com uma cor bem escura.
S50, foi uma novidade no ano passado mas que já está ficando para trás. (http://guiatoyota.blogspot.com.br/2012/06/diesel-s50-acabe-com-as-duvidas.html
S10, é o novo Diesel, igual o que encontramos no Europa, e falaremos aqui no Blog.

A partir de 1° de janeiro de 2013, todo o diesel S50 (com 50 ppm de enxofre) atualmente disponível no mercado nacional será  substituído pelo diesel S10,  com apenas 10 ppm de enxofre.  A substituição vai ao encontro do que estabelece o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores – PROCONVE e atende à Resolução ANP nº 65, de 09/11/2012.
Com isso, o consumo de um diesel com menor teor de enxofre irá proporcionar menos emissões atmosféricas e, portanto, menos danos ambientais. Com a mudança, todos os  veículos à diesel que foram produzidos a partir de 2012 passarão a consumir obrigatoriamente o diesel S10.
Por substituir integralmente o diesel S50, os municípios que já eram abastecidos com o diesel S50 também passarão a receber esse novo diesel. Dessa forma, a demanda esperada de S10 para janeiro de 2013 deverá alcançar cerca de 15% do mercado nacional de diesel rodoviário.
A expectativa é de que o mercado de diesel S10 avance a cada ano, acompanhando a evolução da frota de veículos, colocando o Brasil em posição de destaque em termos de abastecimento de combustíveis e de exigências ambientais.
O Diesel S10 pode ser utilizado em veículos antigos, bom como os novos pode utilizar o diesel "velho".
As Hilux com a nova motorização (Tier 1.5, 171cv) poderão e deverão usar o novo diesel S10, entretanto se caso não houver a disponibilidade deste combustível, o ciente poderá ultilizar o diesel "antigo" (S500).
Quanto às Hilux 2011, com o motor antigo, também podem usar o diesel S10.
Não se esqueçam de entrar na nossa pagina no Facebook e CURTIR.

47 comentários:

  1. Tenho uma Toyota Hilux XW4 2012/2012 Diesel.

    Lamentavelmente a concessionária Toyota de minha cidade foi muito pouco clara com relação aos tipos de diesel, cheguei a abastecer com o S500 umas três vezes e logo notei que o carro era ruidoso e não rendia tanto em potência, parecia engasgar na aceleração.

    A primeira vez que abasteci com o S50 a melhoria foi notável, o carro ficou mais silencioso e o rendimento do motor mais evidente.

    Há poucos dias coloquei o S10 (estava na dúvida se poderia colocar na Hilux 2012...deu um frio na barriga), mas o motor ficou muito mais silencioso e a aceleração mais constante, quase como se o combustível "queimasse melhor" (palavras, de leigo, claro).

    Obrigado pela notícia e pelo seu muito informativo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Samuel.
      Realmente o Diesel S10 traz muitos benefícios para o motor da sua Hilux, como voce mesmo pode notar.
      Agradeço pela participação no blog e qualquer duvida estou a disposição.
      Abs,

      Excluir
  2. Olá, sei que a característica de higroscopia do diesel se acentua com a ausência ou redução do enxofre. A possibilidade do aumento da presença de água no diesel não merece algum cuidado especial? No caso de motores antigos que utilizam da lubricidade do enxofre para o funcionamento da bomba injetora não deveriam adotar alguma providência especial? Grato, Jorge.

    ResponderExcluir
  3. Jorge, primeiro obrigado por participar do blog.
    Em relação ao diesel é o seguinte. Como você mesmo disse, oque houve no diesel foi uma redução do nível de enxofre e não a ausência total, sendo que esse redução é o suficiente para o funcionamento correto dos motores antigos que utilizam da lubricidade do enxofre para o funcionamento do bomba injetora. Lembrando que essas informações que publico aqui no blog, são informações referentes aos motores Toyota. Se você quiser informações sobre outros tipos de motores peço que busque no Google.

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente quero parabenizar pelo seu blog, que encontrei por a caso em minhas pesquisa por mais informações sobre os carros dessa maravilhosa marca TOYOTA, assisti todos os seus vídeos no youtube, são extremamente instrutivos, e por isso gostaria que você tirasse essa dúvida, minha família possui uma SW4 3.0 TD ano: 2000/2000, e desde que meu pai comprou só é abastecida com diesel S1800, pois era o único tipo presente na cidade, mas agora já tem o S10, a minha dúvida é se continuo a colocar o S1800 ou passo a abastecer com S10, pois por ser um motor antigo não sei se esse novo diesel vai melhorar ou danificar o motor. Aguardo resposta.
    Grato, Gonçalves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelos elogios e espero que você continue acompanhando o blog e curta nossa pagina no face. facebook.com/guiatoyota.
      Em relação a sua pergunta é o seguinte. O Diesel novo ele veio para melhorar o padrão do Diesel brasileiro e tudo que vem para melhorar teoricamente é melhor do que o anterior, entao se você abastecer sua SW4 2000 com o diesel S10 nao vai ter problema pois irá trazer maiores benefícios por ser um Diesel com menos enxofre. Faça um teste e experimente em seu veículo, tenho ctz que irá gostar do resultado.
      Muito obrigado novamente e estou sempre a disposição.
      Abs.

      Excluir
    2. Mas Gustavo, e quanto a lubrificação da bomba? não traria problemas? Abs

      Excluir
    3. bom dia tive problema na minha bomba injetora da toyota prado 2007 e o bombista disse que foi o diesel s10 que estragou a bomba e aí?

      Excluir
  5. No caso de abastecer motores a partir de 2012 com diesel s500 ou 1800, eu aconselho a nao abastecer comigo deu problema e a concessionaria disse que foi culpa do diesel antigo. corroeu os filtros e deu um problemao. a melhor soluçao é nao abastecer com o diesel antigo só em casos extremos mesmo assim trocar os filtros com maior frequencia. espero ter ajudado os amigos para que nao aconteça o mesmo que aconteceu comigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde amigo a sua pergunta é exatamente o que eu procuro no blog tenho uma HILUX 2013 e notei que quando abasteço ela com S500 a mesma fica muito mais economica , com so S10 gasta muito mais , atualmente abasteço ela com o S500 sera que vou ter problemas ?

      Excluir
  6. Boa noite, iremos adquirir uma hilux srv top 2013/2013, e estou com uma duvida sobre o diesel s10, a minha cidade nao possui esse diesel, e a cidade mais proxima que possui esse diesel está á 35 km de distancia(Ate ai tudo bem, pq meu pai vai quase todo dia nessa cidade), quando eu nao puder abastecer com o diesel s10, posso abastecer com o antigo? Escutei comentarios que a hilux quando abastecida com o diesel antigo ela fica com os 163 cv(Igual as antigas), isso procede?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola boa tarde.
      Sim, você pode abastecer com o antigo, mas só se realmente não encontrar o diesel novo, se você tiver a opção de abastecer com o novo, com você tem, abasteça com o novo.
      Em relação em abastecer com o antigo e a HIlux ficar com 163cv isso nao é verdade. A Hilux 13/13 tem 171cv, oque pode acontecer é o ruido do motor ficar mais alto mas a potencia irá ser a mesma.

      Excluir
  7. Olá Gustavo,
    Estava procurando especificações e explicações para o uso do diesel S10 na Hilux 2013 e encontrei o seu blog. Acabei de adquirir uma Hilux inclusive na Concessionária onde vc é consultor e fiquei muito satisfeito com as explicações apresentadas. Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. ola amigo tenho uma amarok 12/13 quais os riscos de eu abastecer ela somente com o diesel como ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Ferro, sobre a Amarok não posso lhe informar pois não tenho esse conhecimento. Procure uma autorizada e tire essa duvida.
      Grande abs.

      Excluir
  9. Caro Gustavo,
    Tem algum problema de misturar os dois combustivel no tanque? s500 e s10?
    ou devo esperar entrar na reserva para reabastecer por exemplo com s10?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor msm é esperar chegar na reserva e trocar o combustível. Pois se você fizer a mistura não ira melhorar o rendimento do carro usando o S10.
      Grande abs e obrigado por participar do blog.

      Excluir
  10. Tenho uma Hilux11/12 e sou novato em carros a Diesel. Minha grande preocupação é que vou usar o carro para expedições longas e que com certeza muitos lugares não terá o S10 e S50.
    Qual o risco que corro em usar por longos kms e dias o diesel antigo? Existe algo que posso fazer para prevenir?

    ResponderExcluir
  11. AMIGO TENHO UMA SW4 2011 QUAL SERA O BENIFICIO QUE VOU TER SE ABASTECER COM OLEO S10

    ResponderExcluir
  12. oi Gustavo, tenho uma Hilux 93 como é um motor muito antigo gostaria de saber se posso usar o diesel s10?
    Att,
    Josué.

    ResponderExcluir
  13. ola amigo tenho uma hilux 2010 e abasteci ela com o disel s10 e depois com diesel s50, ficou aparecendo uma luz no painel, olhei no manual e dizia que era água que tinha misturado, mas n tinha como ter entrado água, isso por ser uma reação damistura dos diesel?

    ResponderExcluir
  14. Paulo
    tenho uma hilux 2008 2008 qual diesel devo usar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei recentemente uma Hilux SW4 2008 3.0 estou na dúvida de qual diesel usar, recomendo S500, más posso passar simplesmente S10.
      Não preciso fazer mais nada.
      Alguns recomenda limpeza do tanque.
      No aguardo, desde já lhe agradeço.

      Excluir
  15. Bom dia.
    Amigo, tenho uma Hilux SW4 modelo 97.
    Andei lendo algumas coisas sobre o diesel S10 e muitas pessoas dizem que esse diesel faz acumular água no tanque e que pode prejudicar o funcionamento da bomba e causar danos em motores mais antigos, como é o caso da minha camionete.
    Essa informação é correta?
    Nessa Hilux 97, o diesel S10 pode causar algum problema?

    ResponderExcluir
  16. Tenho SW4 14/15, qual devo abastecer S50 ou S10?

    ResponderExcluir
  17. ola tem uma hilux 2010 estou abastecendo o com S10 gostaria de saber se posso usar oS500 ...não vai acontecer algum problema com os bicos e com outros componentes da hilux.... obg

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Gustavo! Recentemente adquiri uma SW4 2011, o 1º dono me disse que sempre abastecia com o S10. Pelo o que tenho lido, somente os veículos fabricados a partir de 2012 tem o seu uso obrigatório. Caso eu opte por abastecer, daqui em diante, com o Diesel Comum, posso vir a ter algum problema com o motor do meu carro?

    ResponderExcluir
  19. Olá
    Na Hilux 2012 2.5 posso usar diesel comum ou somente o s10? Obg

    ResponderExcluir
  20. Caro Gustavo,
    comprei uma SW4 2006 que usa s10, posso passar a usar o diesel comum?
    É melhor o aditivado ou não?
    grato,

    ResponderExcluir
  21. E o consumo? O S10 aumenta em quanto a Km/l?

    ResponderExcluir
  22. COMPREI UMA HILUX 2008 POSSO USAR COMBUSTIVEL S10 APOS RETIRAR TODO O DIESEL COMUM DO TANQUE E TROCAR O FILTRO. E UTILIZANDO S10 PODERA PREJUDICAR BICOS BOMBA OU MOTOR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo bombista da minha cidade, não tem problema, nas tenho a mesma duvidú e o mesmo carro.

      Excluir
    2. Segundo bombista da minha cidade, não tem problema, nas tenho a mesma duvidú e o mesmo carro.

      Excluir
  23. tenho hilux 2011/2012 aro 17 top q disel tenho q usar? já eh s10 ?

    ResponderExcluir
  24. Boas noite amigo. Eu comprei uma Hilux 2014/15 recentemente não entendo nada de diesel. Aqui na minha cidade eles não especificam o diesel só dizem que é diesel marítimo ou seja. Para embarcações. E só tem 1 posto q tem o s10 só que vive em falta. Pode abastecer com esse diesel "marítimo"?

    ResponderExcluir
  25. Bom dia.gostaria de saber sobre qual diesel posso usar.compramos uma sw4 2012 modelo 2013 e queria saber se posso abastecer com o diesel comum ou se terá algum problema em danificar o motor.aguardo sua resposta é muito obrigada

    ResponderExcluir
  26. Adquiri uma hilux 2008/2009 SRV automática, qual diesel devo usar o S500 o o S10???

    ResponderExcluir
  27. Eu tenho uma Railux ano 2011 modelo 2012,gostaria de saber qual diesel devo usa?

    ResponderExcluir
  28. Boa noite. Tenho uma Hilux 2008 e não tenho certeza de qual diesel usar, S10 ou S50 obrigado

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde, tenho uma HILUX SRV 2010 (comprei zero km.. ) e só uso diesel S10.. é o correto ou deveria usar diesel comum?

    ResponderExcluir
  30. NO MANUAL DA HILUX 2012 DIZ QUE ELA SO PODE USAR DIESEL S50 !
    POSSO REALMENTE USAR O S10

    ResponderExcluir
  31. Olá boa noite. Minha Hilux 2007 eu usava diesel comum.recentemente Deu problema nos bicos . Troquei e decidir usar só S10 .será se tem problema.

    ResponderExcluir
  32. Eu tenho uma hilux 11/11 so uso s10 mais caso eu mudé para o Diesel común posso usar sem problemas??

    ResponderExcluir
  33. Comprei uma sw4 2014, qual diesel devo utilizar, pois, agradeço o S500, mesmo dos meus caminhões?

    ResponderExcluir
  34. Comprei uma sw4 2014, qual diesel devo utilizar, pois, abasteço o S500, mesmo dos meus caminhões?

    ResponderExcluir
  35. Boa noite eu tenho uma hilux 3.0 2006 posso usar o oleo s10 obrigado abraço

    ResponderExcluir