Essa informação que a QUATRO RODAS divulgou é uma surpresa visto que é muito difícil a revista fazer alguma avaliação positiva de qualquer veículo da marca Toyota e esse é um dos motivos que quero divulgar a avaliação de durabilidade do ETIOS aqui no blog.
Vaje a matéria abaixo:
Transparência e honestidade no uso dos carros da frota de Longa Duração são uma premissa em QUATRO RODAS. Não fosse assim, seria impossível a seção cumprir seu papel de reproduzir a vida real ao longo de 60 000 km. É por isso que surgem alguns apontamentos inusitados no diário de bordo. No último mês, o diretor de arte,Tarcísio Moraes Alves, anotou: “Dei uma ‘braçada’ e passei com as duas rodas do lado direito do Etios numa guia”. Quem nunca?
Consumado o fato, tivemos a oportunidade de iniciar imediatamente o processo de verificação e reparação do carro. O primeiro passo foi visitar uma concessionária Toyota. Na Sun North, o consultor técnico retirou as calotas plásticas e disse: “As duas rodas sofreram um pequeno amassado na face externa, mas as calotas disfarçam o dano”. Depois de levantar o carro no elevador e checar visualmente o estado dos componentes da suspensão, o técnico deu a boa notícia parcial: “A princípio, está tudo certo, mas é necessário agora verificar se o balanceamento das rodas não ficou comprometido”. Os valores de balanceamento, de fato, se alteraram com o choque, mas não a ponto de exigir a aplicação de uma quantidade exagerada de chumbo.
No fim das contas, a Sun North nos cobrou 150 reais para refazer o alinhamento e balanceamento e devolveu nosso Etios com as rodas amassadas. “O amassado fica oculto e não compromete a dirigibilidade. Não há por que mexer”, afirmou o consultor.
Para confirmar a informação da concessionária, entramos em contato com a Mangels, fabricante das rodas de aço que equipam o Etios. “Não há motivos para preocupação com a segurança. Mesmo amassada, uma roda de aço pode manter suas características. Se a autorizada, que é treinada pela fábrica, afirmou que todas as medições estão dentro dos padrões originais, então está tudo certo”, disseram. Após o reparo, rodamos com o Etios e não notamos nenhuma sequela, como vibrações, ruídos ou desvio de trajetória.
No mês (41,4% na cidade): Etanol – 10,6 km/l
Desde dez/12 (41,3% na cidade): Etanol – 9,7 km/l
Principais Ocorrências
5 955 km – rodas amassadas.
O “lixo”, conforme elogiado por algumas pessoas em comentário nos sites automotivos, teve sua estrutura elogiada pelo Latin NCAP. Ou seja, no pior dos casos, ele pode não ser completão, ou ter jogador famoso como garoto propaganda, mas pelo menos, alguém pensou na segurança dos habitantes do 3o mundo. O carro pode melhorar em vários pontos, isso é fato, mas disso dizer que o consumidor precisa acordar, realmente é a opnião de um senhor especialista em projeto de veículos… o que definitivamente eu não sou. O que eu sei é: No Brasil, é necessário escolher entre investir em design, investir em segurança ou ter lucro na venda, infelizmente aqui é assim.
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