Hybrid Synergy Drive (HSD)
O
sistema de Tecnologia Híbrida TOYOTA combina de forma inteligente,
um motor elétrico e um motor à combustão em um mesmo veículo
Desta
maneira, ocorre maior rendimento que se traduz em uma excelente
economia de combustível, obtendo assim os mais baixos níveis de
emissões de gases poluentes da atualidade.
Para
isso, conta com uma bateria híbrida que atua como acumulador
energético, armazenando a energia excedente (por exemplo: ao frear
descendo uma rua) para devolvê-la quando se fizer necessário (ao
acelerar bruscamente) e também com freios regenerativos, que
recupera grande parte da energia cinética que se dissiparia em forma
de calor nos freios de automóveis convencionais, enviando-a em forma
de eletricidade à bateria híbrida para sua utilização posterior.
Graças
a este sistema se reduz notavelmente o consumo de combustível e se
aumenta também a vida útil dos discos e pastilhas de freios.
Todos
estes processos são realizados de forma completamente automática e
em perfeito silêncio, informando ao condutor sobre as transferências
de energia térmica e elétrica através do motor de energia situado
no painel frontal.
O
sistema maximiza os benefícios de cada motor, compensando as
debilidades de cada um.
O
motor híbrido gasolina-eletricidade combina o poder do motor a
combustão interna com a eficiência ecológica e o torque do motor
elétrico que nunca necessita ser recarregado e conectado.
Bateria híbrida
A
tecnologia Hybrid Synergy Drive utiliza uma potente bateria para o
armazenamento de sua energia, a qual tem varias qualidades a
destacar:
- Não requer carga externa.
- Não necessita manutenção e troca periódica.
- O sistema mantém a bateria carregada de forma automática.
- Elimina carregamentos e descarregamentos bruscos que diminuem a vida útil da bateria.
- Potência máxima 27kW.
Motor de combustão interna
Motor
com quatro cilindros em linha e 1.798 cilindradas. De estrutura leve
e muito compacta, foi especificamente desenhado para trabalhar em
combinação com o motor elétrico.
Deste
modo procura-se alcançar rendimento de propulsão inigualável por
nenhuma mecânica convencional, sendo muito silencioso e de baixa
manutenção.
Além
de sua construção muito leve, possui inovações que merecem
destaque, como o de ser o primeiro motor a combustão que não requer
uma correia auxiliar para mover os acessórios externos, compressor
de ar condicionado, bomba de água e direção que funcionam com
eletricidade, economizando mais energia.
Motor elétrico
O
motor elétrico de 60kW, sincronizado com uma corrente alternada
trifásica, de imã permanente e de alto rendimento, em combinação
com o motor a gasolina para potencializar a aceleração e
impulsionar as rodas motoras quando o veículo funciona em modo
elétrico. Durante a frenagem, utilizando os freios regenerativos, o
motor também funciona como um gerador de grande capacidade,
transformando parte da energia cinética que se perde nos veículos
tradicionais em energia elétrica para carregar a bateria do sistema.
Freios regenerativos
Quando
o veículo encontra-se em desaceleração ou freando, o motor
elétrico funciona como um gerador, convertendo a energia cinética
do veículo em energia elétrica usada para carregar as baterias.
Este sistema é particularmente efetivo em recuperar a energia quando
circulam por locais onde se produzem acelerações e desacelerações
frequentes.
Quando
se pisa no pedal de freio o sistema controla coordena o freio
hidráulico do ECB (Eletronic Control Braking) e o freio
regenerativo, conseguindo recuperar energia ainda que em baixas
velocidades.
Com
este sistema consegue-se um gerenciamento de energia mais eficiente.
Head up Display (HUD)
O
Prius possui um display superior (HUD) que projeta as principais
informações na base do pára-brisa, similar aos aviões de última
geração. Assim, o motorista pode ver informações básicas como a
velocidade ou monitorar os dados do eco-monitor, sem tirar os olhos
da estrada. Este recurso pode ser ativado manualmente.
Transmissão CVT
Transmissão
Variável Contínua Controlada Eletronicamente.
Do
tipo eletrônica, continuamente variável, é consideravelmente menor
e mais simples do que uma transmissão convencional, permite
infinitas trocas de marcha para se adequar a diferentes tipos de
condução.
Gustavo , procede a informação da Hilux mudar em 2014?
ResponderExcluirDiego boa tarte.
ExcluirSim, teremos uma mudança mundial na Hilux em 2014, mas isso não significa que ela chegue no Brasil em 2014 pode ser que a mudança chegue no modelo 2015.
Mas sim teremos uma mudança inclusive de motor provavelmente.
São informações extra oficiais mas que é bem provável que aconteçam.
Olá Gustavo gostaria que tire algumas duvidas minhas sobre o seguinte veiculo HILUX SW4 FLEX 4X4 gostaria de saber sobre ela se tem como colocar aqueles estribos que tem nas versoes mais top que custam 180 mil gostaria de saber tambem se a possibilidade de por bancos em couro e ar digital nessa versao mais simples e Gustavo voce tem a media de km/L que ela faz? MUITO OBRIGADO GUSTAVO ÓTIMO BLOG !!
ResponderExcluirOla bom dia.
ExcluirPrimeiramente obrigado por acessar o blog e pelos elogios. Respondendo as peguntas é o seguinte em relação ao estribo tem sim como colocar é um acessório original e custa na concessionária por volta de R$ 1300,00.
O banco de couro tbm é possível colocar e fica tbm por volta de uns R$1600,00. O ar condicionado digital é um pouco mais complicado e aqui na concessionária não fazemos essa mudança, pois teria que comprar o painel da SW4 Diesel, por isso não recomendamos fazer essa mudança.
Em relação ao consumo, tem muitas variáveis que podem influenciar nesse consumo principalmente o pé do motorista. Mas com o álcool ela irá fazer por volta de 5Km/l na cidade e uns 7km/l na estrada com a gasolina irá fazer uns 7km/l na cidade e uns 9km/ na estrada.
Lembrando que não são informações oficiais e podem mudar conforme o tipo de pilotagem.
Espero que continue acessando o blog.
Obrigado.