Três tipos de Diesel:
S1800, usado em regiões muito distantes e para uso rural
S500, é o Diesel que conhecemos e que sempre usamos.
S50, é o novo diesel, no qual falarei aqui no blog.
S50
O diesel S50 tem apenas 50 partes por milhão de enxofre, nível que reduz em 80% a emissão de particulados e 60% de óxido de nitrogênio. Ele passa a ser obrigatório para uso em caminhões, picapes, ônibus e outros veículos diesel a partir de 2012.
Os veiculo que utilizaram o S50 tem duas novas tecnologias: EGR (recirculação de gases de exaustão) e SCR (redução catalítica seletiva). Para está última, é necessário o uso de aditivo à base de ureia, o famoso ARLA32.
As picapes lançadas recentemente e as futuras, bem como SUV e Vans, utilizam a tecnologia EGR, assim atendem ao padrão de emissões Proconve 7.
Além disso o Diesel S50 melhora a partida a frio, diminui a formação de depósitos na câmara de combustão e reduz a contaminação do lubrificante. Esse novo diesel ainda possui 5% de biodiesel em seu composição.
Depois do diesel S50, o próximo passo será a introdução do diesel S10, equivalente ao vendido na Europa.
O diesel S50 pode ser utilizado em veículos antigos, bem como os novos podem utilizar o diesel velho.
As Hilux com a nova motorização (Tier 1.5, 171cv) poderão e deverão usar o novo diesel S50, entretanto se caso não houver a disponibilidade desde combustível, o cliente poderá utilizar o diesel “antigo”
Quanto às Hilux 2011,com o motor antigo, também podem usar o diesel S50.